sábado, 18 de julho de 2015

Sobre economizar, confidenciar e confiar

Ter alguém em quem você confia para lhe ajudar a recuperar as finanças é muito importante. Alguém que saiba dos seus rendimentos, seus investimentos e também, claro, das suas dívidas. Essa pessoa será seu porto seguro, sua âncora nas horas em que a tentação de gastar o que não pode bater à porta.
Lemos por aí que uma das dicas para mudar hábitos e conseguir guardar dinheiro é “pé no freio no consumo”. Ou seja, não assumir novos compromissos financeiros enquanto as finanças não estiverem sob controle.
Outro dia aconteceu algo comigo envolvendo esses dois aspectos.

Estava eu navegando nas internets da vida, de site em site, blog em blog. E, como não poderia deixar de ser, os anúncios com as palavras “promoção”, “sale”, “70% off” pulam na tela dos endividados mais do que na dos seres humanos de bem com a poupança.
Lá fui eu, clicando página por página e colocando itens no carrinho. Ao final, seis produtos, somando uma quantia que nem em sonho posso gastar agora. Mas estava tão barato!!! Não poderia simplesmente esvaziar a cesta e sair do site assim, sem nada! Sem falar que era tudo com frete grátis.

Solução: mandei um whatsapp pro boy dizendo: “Socorro. Estou prestes a fazer uma compra online e parcelada no cartão”. Ele respondeu “Cancela essa compra já”. Não suficiente, me chamou no bate papo e foi categórico mais uma vez: “Cancela essa compra já”. E eu fiz - um tanto contra a minha vontade. Mas, se eu confiei nele para compartilhar meu momento de dívidas, e a razão me diz que ele estava certo na resposta (a.k.a. ordem :P), por que não fechar o browser e deixar para comprar em outra oportunidade?

Resultado: cinco parcelas a menos no cartão :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário