terça-feira, 23 de junho de 2015

Uma lista de compras bem feita é um passo importante para controlar o orçamento doméstico e fazer uma boa economia mensal. Há um tempo, eu "passeava" no supermercado todos os dias, depois do trabalho, antes de ir pra casa. E lá se iam alguns bons reais em gostosuras pro cafezinho da noite, alguma utilidade doméstica, produtos de limpeza que eu imaginava que estavam acabando e até brinquedos pro gato – que ele jamais brincava. Quando me dei conta, meu cartão de crédito constava só “supermercado, supermercado, supermercado”.

E agora? Com R$ 2,34 na poupança e precisando cortar gastos pra fazer o salário render, rever as idas ao supermercado foi muito importante.

Comecei a verificar o que precisava comprar e anotar tudo em uma lista. E fazia isso ao longo dos dias, não apenas no dia de ir às compras. Aliás, já não fazia compras todos os dias – reduzi para no máximo quatro vezes por semana e passei para três. Agora, estou indo duas vezes e tentando fazer isso uma vez a cada sete dias. É bem difícil, pois sempre há imprevistos – visitas, uma necessidade inesperada, etc.

Utilizo um aplicativo (Boa Lista) para anotar o que está faltando, assim a lista está sempre comigo. A lista de papel acabava se perdendo e nem sempre estava à mão e quando a encontrava, esquecia o que precisava marcar.

Nunca vou ao mercado com fome. Sempre faço as compras após uma refeição. Se vou direto do trabalho, paro em algum lugar fazer um lanche e só depois #partiusupermercado. Quando faço compras com fome, acabo exagerando na compra de alimentos – especialmente guloseimas, descuidando tanto da economia quanto dos cuidados com a alimentação saudável.

Tenho buscado dar preferência aos itens mais essenciais da dispensa. Ou seja: aboli alimentos prontos congelados, tipo lasanha, pizza, nuggets e tenho optado mais pela preparação de massas, risotos, arroz & feijão... Frutas também são ótimas aliadas, tanto do bolso quanto do corpo: escolhendo aquelas da estação, economizamos um montão!

Comprar itens em embalagens “tamanho família” pode parecer exagero para quem mora sozinho, mas no longo prazo tem um ótimo custo X benefício. Outro dia comprei sabão líquido para lavar roupa de 3 litros pela metade do preço equivalente ao de apenas 1 litro. A ração do gato foi outro item assim: ao invés de comprar o pacote de 1 quilo que durava duas semanas e custava quase R$ 30, comprei um pacotão de 10 quilos em que o quilo custa metade do valor do pacote pequeno. Economizei, durou muito mais e poupou idas ao supermercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário