quinta-feira, 30 de julho de 2015

Preço X valor

A discussão sobre o preço e o valor de algum bem é muito ampla. Poderia até escrever um blog somente sobre isso. Mas não é esse o objetivo aqui. Quero falar sobre o quanto se paga por algumas coisas e sobre quanto pagar “pouco” vale realmente a pena.
Para entender a diferença entre preço e valor, vamos usar a definição apresentada genericamente pela Wikipedia:
Valor: em termos econômicos, é a importância que um indivíduo dá a determinado bem ou serviço, seja para uso pessoal ou para troca.
Preço: o valor monetário expresso numericamente associado a uma mercadoria, serviço ou patrimônio.

Outro dia comprei uma blusa de fio por R$ 40,00. Sai da loja feliz e faceira pela minha superaquisição. Uma roupa linda com um preço baixíssimo! Até comentei com o boy, comparando os quarentinha que paguei naquela loja com uma peça muito parecida que queriam me vender, em outro estabelecimento, por quase 10 vezes mais: R$ 380.
Onde eu quero chegar com isso. Paguei um PREÇO relativamente baixo por uma peça de roupa. Porém, aquela outra, que custava muito mais, tinha um VALOR muito maior. Isso porque a de 40 não tem um material de tão boa qualidade, o corte não é perfeito e as costuras, vi depois, não são muito retilíneas. Aquela de 380, por outro lado, tinha um preço maior justificado pelo seu valor: material mais consistente, corte e costura perfeitos.

Busco sempre comprar coisas da maior qualidade possível pelo menor preço disponível. Mas, em épocas de economia, para coisas básicas do dia a dia, vale a pena gastar 10 vezes menos para algo de menos valor, ou, qualidade um pouco (nada exagerado) inferior.
O bolso agradece e o look fica renovado por poucas dilma$ a menos na carteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário